Dia Mundial do Meio Ambiente





Com o objetivo de tratar assuntos ambientais que englobam o planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente, durante uma Conferência das Nações Unidas.

113 países e 250 organizações não-governamentais participaram. Foi assim que surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente. A pauta do evento abordava a degradação ambiental causada pelo homem, e os riscos para sua sobrevivência, além de pensar a diversidade biológica e sua preservação acima de qualquer possibilidade.

Da reunião, nasceram como frutos, vários documentos relacionados às questões ambientais, como também um plano para traçar ações da humanidade e dos governos para combater o problema.

A importância da data

O Dia do Meio Ambiente é importante porque ele sugere a discussão de aspectos relacionados à poluição do ar, da água e do solo; desmatamento, destruição da camada de ozônio, aquecimento global, diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, extinção de animais, destruição de espécies vegetais e das florestas, dentre outros.

No Brasil, dois anos depois da Conferência da ONU, foi iniciado um trabalho de preservação ambiental, pela Secretaria Especial do Meio Ambiente, com o objetivo de levar à população informações de responsabilidades para a preservação da natureza.

Obstáculos

Os prejuízos são enormes com relação à preservação ambiental. Isso porque a vida moderna tem possibilitado cada vez mais, o aumento da quantidade de lixo descartado todos os dias, bem como copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, sacos, papéis e papelões, entre tantos outros que causam a destruição da natureza e morte de espécies animais.

Ainda há muito para se alcançar em políticas para preservação do meio ambiente, como também de reaproveitamento de materiais. No Brasil ainda é escassa a coleta seletiva de lixo, presente apenas, em muitos estados, nos grandes centros urbanos. Isso vem causando o aumento da poluição do ar.

As novas tecnologias têm colaborado para a degradação da natureza. Baterias de celular, pilhas, sucatas de computadores, são descartados todos os dias sem nenhum cuidado ambiental. Esses materiais são absorvidos pelo solo originando a contaminação dos lençóis subterrâneos de água, dos rios e do próprio mar.

Papel do cidadão
A poluição do meio ambiente deve ser a preocupação de cada um. A população deve ter consciência para reverter a situação que afeta toda a humanidade no presente e afetará as populações futura.

Faça sua parte, não jogue lixo nas ruas, não polua rios, use menos os produtos descartáveis e não saiam de carro todos os dias. Se sair, procure não dirigir sozinho, mas leve alguém ou várias pessoas. Para que as gerações futuras vivam sem riscos, a sociedade atual deve preservar o meio ambiente hoje.

Fúlvio Costa

1 Response to "Dia Mundial do Meio Ambiente"

  1. Carlos Says:

    Caro Amigo,

    Acho muito importante a nossa preocupação com o Meio Ambiente.

    Um forte abraço.

Postar um comentário