Avião movido a energia solar prepara volta ao mundo


Na próxima sexta-feira, 26, o Grupo Altran apresenta na Suiça, o Solar Impulse, primeiro avião movido a energia solar programado para planos de voo noturno.

A empresa, que desde 2003 é líder européia em consultoria e inovação, está envolvida como parceira oficial do projeto. Para conciliar a criação da novidade, grupo de pesquisadores usou conhecimentos nos setores de aeronáutica e energia, bem como habilidades em gestão de risco para a conclusão da ideia.

A participação do grupo acontece em diversas áreas do projeto, entre elas, a criação de um simulador de tarefas. “Esse simulador permite à equipe a capacidade de antecipar as dificuldades inerentes ao projeto e à concepção das soluções mais eficazes”, afirma Patrick Dauga, do grupo CEO Américas.

O Solar Impulse projetado na Suiça já realizou três voos por meio de um simulador ao longo dos últimos três anos, o que proporcionou a avaliação do comportamento e percurso da aeronave, em condições meteorológicas reais.
5 mil parâmetros avaliaram o desempenho do avião, entre eles, o consumo de energia, bateria, gestão de painel solar, potência do motor, gestão de autorizações de sobrevôo, decisões do piloto e modelos de voo.

Segundo o cronograma do projeto, este ano será realizado o primeiro percurso noturno. No próximo ano, estão previstas duas grandes viagens: cruzar os Estados Unidos e depois o Oceano Atlântico e, em maio de 2011, dará uma volta ao mundo tripulado, com piloto Michel Picard a bordo, com escalas em todos os continentes.

A Altran
Fundada em 1982, na França, a Altran é líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, destacando-se, no setor, como uma das empresas maiores do mundo. A empresa emprega mais de 18 mil colaboradores e mantém operações em mais de 20 países, entre eles, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), China, Coréia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Portugal, Suécia, Suíça e Venezuela. Em 2008, o grupo faturou cerca de US$ 3 bilhões. Entre as empresas que compõem o grupo Altran, destacam-se Arthur D.Little, Cambridge Consultants, Hilson Moran, Control Solutions, Media Aerospace, Pr(i)me, DCE Consultants, Praxis, Synetics, Segime.

0 Response to "Avião movido a energia solar prepara volta ao mundo"

Postar um comentário