STF julga obrigatoriedade do diploma de jornalista


O blog Aspecto Ecológico defende a obrigatoriedade do diploma ao mesmo tempo em que defende a qualificação profissional do jornalista. “Melhor para o jornalismo, melhor para a sociedade”.

Está incluído na pauta desta quarta-feira, 10, do Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento do recurso extraordinário RE 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão de jornalista.
Diante desse impasse, a executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma, convocam os jornalistas, entidades e instituições apoiadoras do movimento a intensificarem as iniciativas de fortalecimento desta luta e de sensibilização dos ministros do STF.

A Fenaj prepara nova manifestação em Brasília para amanhã. Organizar caravanas para o ato em Brasília e manifestações públicas nos estados são as duas principais orientações da Federação e Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma.

A Federação solicita que os Sindicatos, faculdades e demais apoiadores desta campanha encaminhem informações sobre as atividades a serem realizadas para o e-mail boletim@fenaj.org.br.

No Paraná, o Sindicato dos Jornalistas do já agendou manifestação na Boca Maldita (Centro de Curitiba) para as 13h de amanhã. No mesmo dia e horário, o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco programou manifestação em frente ao Tribunal de Justiça do estado.

Outra forma de protestar é enviando mensagens aos ministros do STF e postar apoios no site da Fenaj. Até o momento já foram postadas 3.356 mensagens.

“Derrubar a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista só interessa àqueles que desprezam o livre exercício do jornalismo com qualidade e ética e o direito da sociedade à informação. Por isso, neste momento decisivo é fundamental ampliar os apoios sociais a esta campanha. Neste sentido devem-se buscar, nos estados, manifestações de parlamentares e personalidades que fortaleçam esta luta, bem como estimular a adesão à rede social "Jornalista, só com diploma", em favor da obrigatoriedade da formação específica e de nível superior para o exercício da profissão”, adverte a direção da Fenaj.

Fúlvio Costa

0 Response to "STF julga obrigatoriedade do diploma de jornalista"

Postar um comentário