No último dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município de Grajaú, no estado do Maranhão, lançou em parceira com um hospital da cidade, o projeto “Plantando Vidas” que visa entregar a cada criança nascida no hospital, uma muda de planta. As mudas são essências nativas e frutíferas, cultivas no Viveiro criado pela Secretaria do Meio Ambiente, nas dependências do hospital Itamar Guará, desde agosto de 2007.
Para o secretário do Meio Ambiente, Antônio Fernando dos Santos Barros, a finalidade do cultivo dessas mudas é garantir “a autosustentação da natureza que se encontra a cada dia destruída”. O secretário afirmou também que é uma forma para educar as pessoas, “especialmente as crianças e jovens para despertar a responsabilidade com a preservação da natureza”.
De 2007 a 2008, mais de 10 mil mudas foram replantadas no município de Grajaú, em locais degradados pela ação humana, nos espaços públicos, praças e escolas. Neste ano, “de janeiro a maio, 4 mil mudas já saíram do viveiro municipal de plantas”, disse Leonete Lima, assessora da Secretaria.
Sobre o projeto “Plantando Vidas”, o secretário disse que ao final de um ano, com a perspectiva de 100 nascimentos por mês, uma quantidade significativa de plantas, “chegaram nos lares de Grajaú, criando uma cultura para a preservação e amor pela a natureza”. O secretário garantiu que o projeto será estendido a outros hospitais.
Fúlvio Costa
Postar um comentário