No interior do Maranhão, a cada criança nascida é entregue uma muda de planta nativa


No último dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município de Grajaú, no estado do Maranhão, lançou em parceira com um hospital da cidade, o projeto “Plantando Vidas” que visa entregar a cada criança nascida no hospital, uma muda de planta. As mudas são essências nativas e frutíferas, cultivas no Viveiro criado pela Secretaria do Meio Ambiente, nas dependências do hospital Itamar Guará, desde agosto de 2007.

Para o secretário do Meio Ambiente, Antônio Fernando dos Santos Barros, a finalidade do cultivo dessas mudas é garantir “a autosustentação da natureza que se encontra a cada dia destruída”. O secretário afirmou também que é uma forma para educar as pessoas, “especialmente as crianças e jovens para despertar a responsabilidade com a preservação da natureza”.

De 2007 a 2008, mais de 10 mil mudas foram replantadas no município de Grajaú, em locais degradados pela ação humana, nos espaços públicos, praças e escolas. Neste ano, “de janeiro a maio, 4 mil mudas já saíram do viveiro municipal de plantas”, disse Leonete Lima, assessora da Secretaria.

Outros eventos fizeram parte da comemoração. Dia 4, foram entregues mudas de Ipê, nas escolas da rede pública municipal, estadual e particular. Na tarde do dia 5, às 16h, no salão da Grota da Luz, aconteceu uma palestra proferida pelo secretário municipal do meio ambiente, Antônio Fernando sobre aquecimento global. Houve uma boa participação de professores, alunos, entre outros.

Sobre o projeto “Plantando Vidas”, o secretário disse que ao final de um ano, com a perspectiva de 100 nascimentos por mês, uma quantidade significativa de plantas, “chegaram nos lares de Grajaú, criando uma cultura para a preservação e amor pela a natureza”. O secretário garantiu que o projeto será estendido a outros hospitais.

Fúlvio Costa

0 Response to "No interior do Maranhão, a cada criança nascida é entregue uma muda de planta nativa"

Postar um comentário