O que é a Hora do Planeta 2009?


O Brasil é um dos 74 países a participar da Hora do Planeta 2009. Mas você sabe do que se trata este evento? Hora do Planeta é um acontecimento permanente idealizado pela Rede WWF [World wide Fund for Nature] em português: Amplo Fundo Mundial para a Natureza, que já conta com 375 cidades do Brasil e do exterior que se comprometeram a desligar as luzes e mantê-las apagadas durante 60 minutos, entre as 20h30 e 21h30 do próximo dia 28 de março.

A meta é divulgar este ato simbólico de combate ao aquecimento global por todo o planeta. Entre as centenas de cidades confirmadas para participar, estão: 37 capitais federais e algumas grandes cidades do mundo, como Londres, Beijing, Roma, Moscou, Los Angeles, Rio de Janeiro, Hong Kong, Dubai, Cingapura, Atenas, Buenos Aires, Toronto, Sydney, Cidade do México, Istambul, Copenhague, Manila, Las Vegas, Bruxelas, Cidade do Cabo e Helsinki.

A Hora do Planeta teve início na Austrália, no ano de 2007, e ainda é um evento pouco conhecido. Ano passado o ato de conscientização totalizou a participação de 371 cidades de 35 nações. O Brasil estreia este ano. A sua admissão aconteceu em 28 de janeiro, durante o evento de lançamento da Hora do Planeta no Brasil, com o anúncio da adesão oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Apoio Mundial
A campanha tem o apoio de eminentes embaixadores, com destaque para o arcebispo sul-africano, Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz, e a atriz de cinema, vencedora do Oscar, Cate Blanchett. Já no Brasil, os atores Camila Pitanga e Victor Fasano, Reinaldo Gianechini, e a apresentadora de TV, Cynthia Howllet, foram os brasileiros a aderiram ao movimento. O ator Marcos Palmeira gravou gentilmente a locução do filme promocional, criado pela agência DM9DDB.

A obra de arte que criou o movimento Hora do Planeta é do mesmo artista [Shepard Fairey] que criou o retrato desenhado do presidente estadunidense, Barack Obama, durante a sua campanha eleitoral para presidente do EUA, em comparação ao ato de desligar o interruptor a dar um voto pelo combate às mudanças climáticas.

“Por sua própria natureza, a Hora do Planeta constitui a essência da ação de organização de base. É uma oportunidade para que indivíduos de todos os cantos do mundo se unam em uma única voz e façam um apelo para que se aja contra as mudanças climáticas”, disse o diretor executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley.

O ano de 2009 é decisivo para uma ação de combate às mudanças climáticas, pois as lideranças mundiais têm encontro marcado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que se realiza em Copenhague (Dinamarca), no mês de dezembro, para a assinatura de um novo acordo, em substituição ao Protocolo de Quioto.

Fúlvio Costa







2 Response to "O que é a Hora do Planeta 2009?"

  1. Wlyssys Yguana Says:

    Esse ato apesar de simples tem uma importância singular, pois demonstra a cada luz apagada, a consciência de cada cidadão em preservar o meio ambiente. Essa atitude só vem a somar com as iniciativas de preservação da vida. Eu apoio!!!

  2. Letícia Queiroz de Figueiredo Says:

    Conheci o seu blog através do "Explosão de sentimentos". Também abraço as causas ecológicas e penso que nós, da área de Comunicação, temos que apoiar explicitamente a (eco)consciência.
    Parabéns pelo blog!

Postar um comentário