Hoje é inaugurada a primeira base científica ecologicamente correta do planeta


Com o objetivo de demonstrar que se pode respeitar o meio ambiente até mesmo em condições extremas, é inaugurado hoje, na Antártica, a primeira base científica com emissão zero de Dióxido de Carbono (CO2). As fontes usadas na nova base são totalmente renováveis: energia eólica e solar.

A base belga, a “Princess Elisabeth Station”, está situada na zona Utsteinen nunatak na Dronning Maud Land. De acordo com o integrante da fundação Internacional Polar, Alain Hubert, a base não se limita apenas à emissão zero de CO2, mas também ao uso de materiais ecologicamente corretos e de dejetos que garantirão a reciclagem e a decomposição com os meios mais modernos disponíveis. A base abrigará cientistas que estudam o aquecimento global.

Dióxido de Carbono – CO2
O Dióxido de Carbono (CO2) trata-se de um gás inodoro, incolor, sufocante, não inflamável e mais pesado que o ar. Ele existe na atmosfera, porém se ultrapassado certo limite pode tornar-se asfixiante e ocasionar a morte em pouco tempo.

Ele se desprende dos vulcões, das fendas de certas cavernas, de algumas fontes de águas minerais e da queima de qualquer material combustível. Em seu estado gasoso é utilizado para o preparo de soluções carbônicas e usado para a produção de gelo seco, extinção de incêndios, também bastante presente em bebidas efervescentes, as quais são dissolvidas sob pressão.

Atualmente é um dos grandes problemas da sociedade moderna em função da queima de combustíveis fósseis em excesso, o que aumenta a sua concentração na atmosfera, considerando-se que uma de suas propriedades é reter calor, logo, quanto mais gás, mais retenção de calor, isso auxilia de forma decisiva no aquecimento da atmosfera ou aquecimento global.



Fúlvio Costa, com informações da Antártica.org

1 Response to "Hoje é inaugurada a primeira base científica ecologicamente correta do planeta"

  1. Anônimo Says:

    A preservação do meio ambiente, como um todo, é de interesse de todos, A criação de meios politicamente corretos são iniciativas importantes para a construção de medidas socio - ambiental.
    A base cientifica criada serve de modelo a ser adotado em outros paises.

Postar um comentário