Hoje: Dia Mundial das Zonas Úmidas


Hoje, 2 de fevereiro, Dia Mundial das zonas úmidas. Mas que data é essa? Ou melhor, o que são essas tais zonas úmidas. De acordo com o portal ambiental Tierra América (http://www.tierramerica.info/), as zonas úmidas são ecossistemas altamente produtivos – essenciais para a conversão da biodiversidade. O site explica ainda que o principal elemento destas regiões é, obviamente, a água.

No Brasil, estas zonas totalizam sete, espalhadas em cinco estados. Só no estado do Maranhão há três destes ecossistemas que ficam na Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA); Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA) e Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luiz (MA). As outras são: Reserva de Desenvolvimento Sustentado Mamirauá (AM); Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS); Parque Nacional do Araguaia (TO); Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT) e Reserva Particular do Patrimônio Natural do SESC Pantanal. As zonas úmidas estão presentes em todas as partes do planeta terra, com exceção apenas da Antártida.

O Brasil é considerado o 4º país em superfície na lista Ramsar de zonas úmidas. Segundo o site Ambiente Brasil (www.ambientebrasil.com.br) a convenção tem esse nome porque foi em Ramsar, Irã, que ocorreu sua assinatura, na data de 2 de fevereiro de 1971. O território brasileiro com a presença dessas zonas é: 6.456.896 hectares, aproximadamente. Hoje, “a convenção já tem a adesão de 136 países que abrigam em seus territórios 1.284 zonas úmidas que equivalem a 108 milhões de hectares", afirma o site da Ramsar (http://www.ramsar.org/).

De acordo com informações no site do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (www.brasilpnuma.org.br), estima-se que 6% da superfície terrestre são cobertas por zonas úmidas. “As zonas úmidas são um dos ecossistemas mais produtivos do mundo, mantêm cerca de 40 espécies de peixes e de muitas outras espécies, incluindo as aves aquáticas. Junto com florestas chuvosas, as zonas úmidas também são os ecossistemas mais ameaçados, devido à sua transformação, desenvolvimento e contaminação”, diz a página do Pnuma sobre estes territórios.

Uma explicação mais detalhada sobre estas zonas, também no portal do Pnuma, afirma que a definição para zonas úmidas inclui “charcos, mangues, pântanos, rios, estanques de água salgada, estuários e águas costeiras de pouca profundidade”. A data é comemorada desde o dia 2 de fevereiro de 1997, com o único objetivo de conscientizar as pessoas sobre a sua importância ecológica.

Fúlvio Costa

0 Response to "Hoje: Dia Mundial das Zonas Úmidas"

Postar um comentário