Água: um bem a ser usado ecologicamente


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil se gasta, em média, 200 litros d’água por pessoa. No entanto, o essencial e o recomendável pela organização seria gastar 40 litros – apenas. A pesquisa foi desenvolvida pela H2C Consultoria e Planejamento de Uso Racional da Água.

A culpa, todavia, do desperdício não é apenas do consumidor brasileiro. É também consequência da falta de políticas públicas não desenvolvidas pelas companhias de água e pelo governo. Só para dar exemplo, a mais moderna caixa d’água para descargas em vasos sanitários acoplada despeja 6 litros d’água numa única clicada. Isso já melhorou bastante. As antigas desperdiçavam 15 litros. A privada, segundo os ambientalistas é um dos utensílios no qual o brasileiro mais gasta água, como também com a escovação de dentes e o banho demorado de ducha que gasta aproximadamente 160 litros d’água num banho de dez minutos.

A invenção de um vaso sanitário ecologicamente correto desenvolvido por um compositor e empresário do setor alimentício pode trazer resultados ainda mais significativos. Seu nome é Daltony cujo slogan é “Sou eu quem faz - I make it myself" e pode ser conferido em seu site pessoal: www.daltony.com.br. Se o invento pegar, os novos vasos sanitários passarão a gastar apenas entre 2 a 4 litros de água. O Instituto Mauá de Tecnologia de São Caetano do Sul (SP) já comprovou a eficiência do sistema – conforme foi publicado no site Ambiente Brasil, mas percebe-se, que para os inventos chegarem ao mercado no Brasil leva-se muito tempo, pois já faz mais de um ano que o empresário projetou o novo vaso.

Para complementar, outro hábito bastante praticado no Brasil é a lavagem de calçadas. Para realizar tal façanha são jogadas fora numa limpeza de 15 minutos, 280 litros. Até o momento, neste terceiro parágrafo do texto, já se foram 455 litros do bem mais precioso que a humanidade precisa para sobreviver. Ultrapassando assim 415 litros do recomendado pela OMS. Isso sem falar na lavagem do carro e no banho do cão. Ainda de acordo com o estudo da H2C, se o brasileiro passar a fechar a torneira para se ensaboar durante o banho, ele economiza no mínimo, 30 mil litros d’água por ano. No chuveiro comum, seu banho de 10 minutos poupa 96 litros d’água por dia ou 35.040 litros por ano.

Uso sustentável da água
Ao banhar o cão, lavar calçadas e terraços – use balde e vassouras, pois a mangueira ligada consome quase 300 litros de água durante 15 mintos. Se você também moderar na compra de roupas, no consumo de carne de gado e nas bebidas alcoólicas – certamente também estará contribuindo com a economia de água. Veja só: para produzir um litro de cerveja são gastos de 5 a 8 litros d’água. Para a produção de uma calça jeans, esse número sobe para 10 mil litros. Já para o desenvolvimento de um quilo da carne de gado são gastos 15 mil litros. Ao escovar os dentes mantenha a torneira desligada. Com essa atitude você estará economizando 12 litros de água neste simples processo.

Fúlvio Costa

1 Response to "Água: um bem a ser usado ecologicamente"

  1. Unknown Says:

    Olá Fulvio, so voce mesmo para ter uma ideia ( ideia nao tem mais acento) tão genial quanto essa. No momento em que o nosso Planeta grita por socorro, voce cria um espaço para incentivar, alertar as pessoas sobre a importancia de cuidar da natureza, evitar desperdícios, é tudo de bom.
    Ja li tudo, o assunto ótimo, gostei de conhecer voce um pouquinho mais e principalmente saber que voce se espelha em Chico Mendes.
    O mundo precisa de mais jovens como voce, que luta por uma sociedade mais justa e agora, pelo que vejo é tambem um defensor da natureza.
    Parabéns, mantenha este blog sempre atualizado, pois com certeza irei visita-lo constantemente, pois também sou amante da natureza, sonho com um mundo melhor para nossos filhos.
    Um grande abraço.
    Tenha certeza, voce arrasou!
    A NATUREZA agradece.

Postar um comentário