Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica se preparam para discutir “Ecologia e Missão”


“CEBs: Ecologia e Missão" e "Do Ventre da Terra, o grito que vem da Amazônia”. Estes são o tema e o lema, respectivamente, do 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica, que acontece em Porto Velho (RO), entre os dias 21 e 25 de julho. O evento acontece a cada três anos e reflete sempre um tema da atualidade que envolve a sociedade brasileira. Desta vez, a temática Ecologia integrará o evento, que reunirá milhares de pessoas de todo o país.

De acordo com o assessor nacional das CEB's e professor de Antropologia da Religião da Universidade Católica de Brasília (UCB)Sérgio Coutinho, o Intereclesial é um espaço de articulação e de referência nacional para atingir objetivos, como:

- Fortalecer a mística e organização das comunidades em torno do tema proposto;

- Celebrar e animar a caminhada das CEBs no Brasil e na América Latina;

- Fomentar o diálogo ecumênico e interreligioso a partir das bases, que se estenda desde o nível celebrativo e reflexivo presente no Intereclesial;

- Articular as equipes das CEBs de todo o Brasil, através da Equipe Ampliada Nacional que se reúne uma vez ao ano para fomentar o intercâmbio das regiões e possibilitar ações comuns;

- Estimular ações locais, regionais e nacionais, que respondam aos desafios atuais vividos pela sociedade brasileira; por exemplo, campanhas e promoções de eventos, bem como de seminários com temas pertinentes à Igreja, sociedade e a Floresta Amazônica.

Porto Velho foi escolhido para sediar o evento porque está dentro da Amazônia legal e por se tratar de uma área que concentra um “grande” território de mata virgem. Discutir Ecologia e Missão, para as CEBs é, sobretudo, fazer evidência para um tema que assume espaço para discussão e preocupações para aqueles que acreditam em “outro mundo possível”. O verdadeiro “Grito da Amazônia” – segundo os organizadores do 12º Intereclesial, é por conservação de uma natureza cada vez mais degradada pelo homem.
Informações pelo site www.cebs12.org.br ou pelo e-mail: decimosegundointerclesialpvh@yahoo.com.br

Fúlvio Costa

0 Response to "Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica se preparam para discutir “Ecologia e Missão”"

Postar um comentário