Está tudo pronto para o Fórum Social Mundial em Belém do Pará


Vai começar o espaço de debate democrático de ideias do Fórum Social Mundial (FSM) 2009 que vai realizar-se em Belém do Pará, entre os dias 27 janeiro e 1º de fevereiro. De acordo com a organização do FSM, o evento promove, entre outros, “o aprofundamento de reflexões, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo”.

O primeiro Fórum aconteceu em 2001, em Porto Alegre (RS) e teve como principal objetivo buscar a construção de alternativas às políticas neoliberais, como manda sua carta de princípios. O Fórum não é uma organização nem uma entidade, mas um espaço não partidário, não confessional, não governamental - pluralista e diverso para a configuração de diálogo de forma descentralizada – o que não impede que organizações participem.

A vez de Belém

Por que a realização de um FSM em Belém? O mundo se voltará para a Amazônia nos seis dias do Encontro que já tem 80 mil inscritos de 150 países de 4 mil organizações. Belém foi escolhida por ser o ponto estratégico da Amazônia – região reconhecida por seu aspecto ecológico singular e por ser responsável pelo futuro do planeta e da humanidade em termos ambientais.

Durante o Fórum, centenas de atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) que fica em uma área verde margeada pelo rio Guamá e pela floresta. Entre as atividades acontecerão: acampamentos, oficinas, seminários, conferências, testemunhos, marchas, atividades culturais e artísticas. Ao longo dos dias acontecerão espaços de intercâmbio, reflexão e elaboração de propostas para a construção de “outro mundo possível” – lema do FSM.

O prazo para inscrições no evento foram prorrogadas até amanhã, 17. Você pode se inscrever online. Clique AQUI.

Fúlvio Costa
Reações: 

0 Response to "Está tudo pronto para o Fórum Social Mundial em Belém do Pará"

Postar um comentário