Polícia Federal prende 72 e desmonta quadrilha internacional de tráfico de animais silvestres


Quarenta e dois cariocas, um tcheco [responsável pela ligação com os compradores europeus, de Portugal, Suíça e República Tcheca] mais 11 na Bahia; em Minas Gerais, quatro, sendo que dois são de Belo Horizonte e mais duas de Uberlândia, isso até as 15h de ontem. Este é o resultado da operação Oxóssi da Polícia Federal que age para desmontar quadrilhas internacionais de traficantes de animais silvestres para o exterior e o comércio em feiras do Rio de Janeiro.

A repressão está sendo feita por 450 policiais, que têm 102 mandados de prisão e 140 mandados de busca e apreensão para os estados do Maranhão, Pará, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. O delegado responsável pela investigação, Alexandre Saraiva, afirmou que crimes ambientais desse porte são realizados no Brasil "porque exigem pouco investimento, a lei é branda e são extremamente rentáveis. Um ovo de arara azul, por exemplo custa 3 mil euros".
Os criminosos foram encaminhados para superintendência da PF no Rio de Janeiro.


Oxóssi, um orixá da Umbanda e do Candomblé
Oxóssi é um orixá da caça e da fartura. Do iorubá, òSóòsì, identificado no jogo do merindilogun pelo vodu obará. Sua origem vem da região de Ketu, na Iorubalândia[parte da Nigéria e do Benin], na África. A maioria de seus sacerdotes foram escravizados, mortos ou enviados ao Brasil.

Aqui, ele é um dos orixás mais populares no candomblé e na umbanda. Sendo que na primeira ele se tornou rei da nação Ketu e na última é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas da religião. Oxóssi foi preservado apenas no Brasil e em Cuba. É simbolizado pela cor verde na Umbanda e na cor azul ou prateada no Candomblé. Seu habitat é as florestas.

Fúlvio Costa

1 Response to "Polícia Federal prende 72 e desmonta quadrilha internacional de tráfico de animais silvestres"

  1. Wlyssys Yguana Says:

    Olá, Fúvio me falaram que tem um rapaz que esta comercializando varias especies de aves aqui em Grajaú, vou saber mais detalhes para poder te informar melhor

Postar um comentário