Hoje: Dia Internacional da Água


Você a usa a partir do momento que acorda. O dia inteiro você tem contato com este bem natural intrínseco à vida do planeta e de seus habitantes. É isso mesmo. Estou falando da água e de sua importância para a humanidade. Hoje, 22 de março, o mundo inteiro celebra o seu dia por meio de eventos, aulas, palestras, fóruns.

Ao falar de água, principalmente no dia em que celebramos a sua importância, não podemos esquecer dos números alarmantes que a tornam cada vez mais escassa em várias regiões do planeta. Atualmente, 3 bilhões de pessoas, aproximadamente, enfrentam problemas com o abastecimento de água. Além de 97% da água do planeta ser salgada e, apenas 2% ser doce; isso sem tirar as geleiras, que são inacessíveis, e os rios e lagos poluídos. O que nos deixa apenas com 1% de água para consumir.

Hoje, no dia da água, mais do que nunca o planeta é obrigado a usá-la com parcimônia. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a cada 19 segundos, uma criança morre vítima de falta de saneamento básico e 1 bilhão não possui acesso a água. No Brasil esses dados são alarmantes: 25% da população não têm saneamento básico adequado.

Fórum Mundial da Água
Istambul, capital da Turquia, encerra hoje, 22, o 5º Fórum Mundial da Água, evento que acontece a cada três anos. Mais de 150 países, inclusive o Brasil, participam do evento, representados por políticos, gestores, formadores de opinião e especialistas. O objetivo do Fórum é discutir formas de adaptação contra o aquecimento global, causado, principalmente, pela urbanização das cidades.

Participação do Brasil
A Agência Nacional de Águas (ANA) é a representante do Brasil e apresenta, entre outros, temas como: gestão sustentável das águas subterrâneas, gestão de recursos hídricos em países federativos, Integração e disseminação de dados. Em parceria com Itaipu Binacional, a ANA tem um stand no evento que é usado pela comitiva brasileira para reuniões, encontros com autoridades e como estação de trabalho. Como propostas a serem concretizadas, o Brasil apresenta no evento uma das propostas que foram colocadas no Fórum de Águas das Américas, organizado como preparatório para o FMA, ocorrido em Foz do Iguaçu, ano passado. Entre as propostas colocadas: “Inclusão social e erradicação da pobreza por meio do acesso universal da água e do saneamento básico”.

História do Fórum
Realizado a cada três anos, o FMA surgiu em 1997, e é uma promoção do Conselho Mundial da Água [World Water Council – WWC], cujo objetivo é formular propostas concretas e chamar a atenção do planeta para os recursos hídricos. Marrakesh, no Marrocos foi o primeiro país a sediar o evento. Em 2000, a edição aconteceu em Haia, na Holanda. Kyoto, no Japão sediou a 3ª edição, com o recorde de 24 mil participantes. 2006 foi a vez da Cidade do México.

Fúlvio Costa, com informações da Agência Nacional de Águas

1 Response to "Hoje: Dia Internacional da Água"

  1. Anônimo Says:

    Parabéns pela matéria!

    Abraços biológicos!

Postar um comentário