ONU premia quatro projetos sustentáveis brasileiros


“Programa um Milhão de Cisternas”, “O Uso Sustentável de Sementes Amazônicas” e “Projeto Piabas do Rio Negro”. Estes são os projetos vencedores do Prêmio Semente 2009, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa é coordenada pelo Programa de Desenvolvimento (Pnud), pela Agência de Meio Ambiente das Nações Unidas (Pnuma) e concedido pela ONU a ideias originais de desenvolvimento sustentável.

O programa das cisternas prevê a construção de tanques domésticos para a coleta de água da chuva nas regiões semi-áridas do Brasil. O projeto do uso de sementes da Amazônia gera renda por meio da produção de óleos produzidos com sementes e o Projeto das piabas do Rio Negro, por sua vez, promove a pesca comercial e ecologicamente sustentável de peixes ornamentais.

Esta é a terceira vez que iniciativas brasileiras são contempladas pelo prêmio. Em 2007, a premiação foi concedida ao “Projeto Bagagem”. Ano passado venceu o projeto “Pintadas Solar”, aplicado no município de Pintadas (BA), que se beneficia de tecnologias da irrigação para se adaptar às mudanças climáticas.

África do Sul, Bangladesh, Colômbia, Moçambique, entre outros, também receberam o Prêmio Semente 2009, que é concedido a parcerias entre ONGs, comunidades locais e governos. A edição deste ano saiu para 19 países e mais de 80 organizações.

Fúlvio Costa, com informações da ONU

0 Response to "ONU premia quatro projetos sustentáveis brasileiros"

Postar um comentário