Igreja do Maranhão prepara X Romaria da Terra e das Águas


A Igreja do Maranhão já começou a preparar a X Romaria da Terra e das Águas. Este ano, o evento acontece na diocese de Coroatá, entre os dias 5 e 6 de setembro, com o tema “Terra e Águas: um clamor de justiça” e lema “Lutar contra a morte da Terra e das Águas é defender a Vida” (cf. Dt 30, 15-20).

“Provocados pelo gemido da terra e das águas do Cerrado e da Amazônia Maranhense, ouvimos o grito das nações indígenas e o clamor das famílias camponesas, expulsas e despejadas pelo latifúndio e pelo Estado; cerceadas pelo deserto verde da soja, do eucalipto e da cana; obrigadas a cair na malha do trabalho assalariado super explorado; escravizadas nas fazendas e nas carvoarias”, afirmam os organizadores sobre a realização do evento.

A Romaria pretende também dar visibilidade aos sofrimentos, às resistências e às lutas dos indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e lavradores, por meio de testemunhos das mulheres e homens do campo e da floresta, além de fortalecer a organização dos movimentos sociais de luta pela Reforma Agrária e por políticas públicas que respondam às necessidades de direitos das nações indígenas e dos camponeses.

Outra meta do evento, de acordo com a Pastoral da Terra, é “reafirmar o compromisso com a luta pela permanência e convivência na terra, buscando reconstruir a relação fraterna com a natureza, por meio da agroecologia e da busca de fontes alternativas de energia”.

“Queremos responsabilizar as grandes empresas do agronegócio, da mineração, da siderurgia e das hidroelétricas, pelos atentados à vida dos biomas e dos povos do Maranhão, perpetrados em nome do lucro e de uma concepção tragicamente equivocada do desenvolvimento; responsabilizar os poderes do Estado (Executivo – Legislativo – Judiciário) pela subserviência à hegemonia do grande capital, em detrimento do serviço à justiça e ao bem comum”, completa.

Fúlvio Costa

1 Response to "Igreja do Maranhão prepara X Romaria da Terra e das Águas"

  1. MEU GRANDE SONHO Says:

    Participei da 11º Romaria da Terra e das Águas do Maranhão e achei uma forma louvável de juntos em nome de Deus buscarmos a paz que tanto sonhamos, o direito que a nós é negado de termos pelo menos a certeza que juntos somos muito mais.
    A noite foi maravilhosa! As realidades de cada diocese representadas no palco da vida, na nossa presença...
    Foi muito importante, principalmente para as pessoas que não teem noção do que significa um grito de liberdade.

Postar um comentário