Livro releva plano Nazista para ocupar a Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial


Você sabia que os nazistas chegaram a planejar o estabelecimento de uma colônia no meio da selva amazônica, durante a Segunda Guerra Mundial? Pois é. A divulgação de tal plano mirabolante foi publicado numa revista alemã, no início do mês de abril.
De acordo com o livro “Das GuayanapProjekt” [O Projeto Guiana, em traduação livre] expedições de cientistas alemães à Amazônia entre os anos 1935 e 1937 levaram à ideia de criar uma “área nazi” na região.

Jens Glüsing, autor do livro e correspondente da Der Spiegel no Brasil, cita que os planos consistiam em invadir o Suriname e a Guiana Francesa com tropas que desembarcariam na Amazônia brasileira.

“A área seria perfeita para ser colonizada pela raça nórdica ariana”, disse o autor da ideia, o alemão Otto Schulz-Kampfhenkel, numa carta ao general Heinrich Himmler. Outro motivo que levaram os nazistas a pensar na região amazônica foi o interesse de diminuir a influência dos Estados Unidos na região, segundo Schulz-Kampfhenkel.

Para o pesquisador Glüsing, este “trata-se de um dos capítulos mais estranhos da era nazi”. A obra foi publicada na Alemanha este ano e tem conseguido repercussão significativa depois de a revista Der Spiegel ter colocado capítulos do livro no seu portal de História na internet, einestages.de, no início do mês de abril.

Ainda de acordo com o autor, o plano só não se consolidou porque os nazistas tinham outros projetos de maior importância do que a ocupação da Amazônia. Na época, a Guiana Francesa estava sob comando do regime de Vichy, na Franca, que era uma marionete dos nazistas.


Por Fúlvio Costa

0 Response to "Livro releva plano Nazista para ocupar a Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial"

Postar um comentário