Com o objetivo de demonstrar que se pode respeitar o meio ambiente até mesmo em condições extremas, é inaugurado hoje, na Antártica, a primeira base científica com emissão zero de Dióxido de Carbono (CO2). As fontes usadas na nova base são totalmente renováveis: energia eólica e solar.
A base belga, a “Princess Elisabeth Station”, está situada na zona Utsteinen nunatak na Dronning Maud Land. De acordo com o integrante da fundação Internacional Polar, Alain Hubert, a base não se limita apenas à emissão zero de CO2, mas também ao uso de materiais ecologicamente corretos e de dejetos que garantirão a reciclagem e a decomposição com os meios mais modernos disponíveis. A base abrigará cientistas que estudam o aquecimento global.
Dióxido de Carbono – CO2
O Dióxido de Carbono (CO2) trata-se de um gás inodoro, incolor, sufocante, não inflamável e mais pesado que o ar. Ele existe na atmosfera, porém se ultrapassado certo limite pode tornar-se asfixiante e ocasionar a morte em pouco tempo.
Ele se desprende dos vulcões, das fendas de certas cavernas, de algumas fontes de águas minerais e da queima de qualquer material combustível. Em seu estado gasoso é utilizado para o preparo de soluções carbônicas e usado para a produção de gelo seco, extinção de incêndios, também bastante presente em bebidas efervescentes, as quais são dissolvidas sob pressão.
Atualmente é um dos grandes problemas da sociedade moderna em função da queima de combustíveis fósseis em excesso, o que aumenta a sua concentração na atmosfera, considerando-se que uma de suas propriedades é reter calor, logo, quanto mais gás, mais retenção de calor, isso auxilia de forma decisiva no aquecimento da atmosfera ou aquecimento global.
Fúlvio Costa, com informações da Antártica.org
16 de fevereiro de 2009 às 11:24
A preservação do meio ambiente, como um todo, é de interesse de todos, A criação de meios politicamente corretos são iniciativas importantes para a construção de medidas socio - ambiental.
A base cientifica criada serve de modelo a ser adotado em outros paises.